Caros
Sempre que alguma coisa acontece mais frequentemente é comum vermos nas redes sociais comentários sobre tal fato; mas não é o que acontece com as fraudes de cobrança. Não sei se se trata de uma ou de várias organizações, mas o fato é que é comum recebermos carta, e-mail ou MSM com algum tipo de cobrança. Até algum tempo atrás era comum receber contas de operadoras de celular; agora estão enviando até conta de luz (ainda não vi nenhuma de água). Algumas informam o valor do débito que normalmente não é muito alto e outras informam um valor mais relevante, mas com substancial desconto, como proposta de quitação.
O problema é que estas contas são falsas. A principal característica é que elas não informam o mês a que as contas se referem, o que impede que possamos verificar a veracidade das mesmas. Outra característica é que as contas já vêm com o código de barras para pagamento, objetivando “facilitar” o processo. Como o valor não costuma ser elevado e o contato com as empresas é difícil, muita gente paga; e os golpes continuam! Aliás, todo mundo se lembra do golpe do licenciamento de carro que, infelizmente, muita gente inadvertidamente pagou.
Minha recomendação é que tais cobranças sejam simplesmente ignoradas, sem efetuar contato com o “escritório de cobrança”; quem fizer contato provavelmente vai ser atendido por alguém que dará respostas ambíguas objetivando confundir o entendimento do débito. Mas certamente será ameaçado com represálias no caso de recusa no pagamento. A título de exemplo, acabo de receber uma cobrança referente a um débito da Eletropaulo, com ameaça de corte de luz. Como sabemos a Eletropaulo não ameaça; ela simplesmente corta, quando há atraso. E se houver necessidade de aviso ela simplesmente adiciona a informação na conta mensal.
Abs
Valter Celio
Nenhum Comentário