Caros
Vivemos a época da comunicação via WhatsApp; mas não tenho visto muita matéria sobre as implicações da forma com que as pessoas se comunicam através deste aplicativo. E como todo mundo sabe, ou deveria saber, comunicação é um dos males do mundo. E já dizia o Velho Guerreiro (Chacrinha!): “Quem não se comunica se trumbica! ”.
Segundo especialistas a comunicação efetiva depende do conteúdo, dicção, pronúncia, ênfase, entonação, expressão, articulação, velocidade, ritmo, altura e intensidade. E, ainda segundo esses mesmos especialistas, o conteúdo representa menos de 10% da comunicação. Mas nas mensagens escritas via WhatsApp o único componente de comunicação presente é conteúdo. E ignorando a importância dos outros aspectos da comunicação as pessoas trocam mensagens com conteúdo sensível e ficam chateadas porque o outro não entendeu, ou desnecessariamente se chateiam por entender erradamente o que o outro quis dizer. Há uma grande diferença, por exemplo, em escrever para alguém “dia”, “Bom dia! ” ou “Bom diiiiiiiiiiiiia!!!”. Mas, quantas pessoas percebem isto?
Não vou nem entrar no mérito dos erros de português que se comete em nome da simplificação e informalidade do formato. Nem nos riscos de ler e escrever enquanto caminhamos ou, o que é muito pior, enquanto dirigimos; infelizmente vidas já se perderam. Também não vou falar do pecado social de se ficar nas redes sociais quando em companhia de outras pessoas. Para isto existem especialistas. Não que eu seja especialista neste tema; mas quero dar minha contribuição.
Outro dia entrei em uma loja comprar um produto; das 5 pessoas que lá se encontravam notei que uma estava varrendo a loja, outra estava fazendo algo no computador e 3 estavam no WhatsApp (ou outra rede social no celular); ninguém me viu entrar. Um pouco depois fui atendido pela única que estava trabalhando. Tenho certeza de que nenhuma delas era a dona da loja…
Quando a comunicação falha a gente perde clientes, colegas, amigos, amores, e etc. E para corrigir perdemos tempo e, frequentemente, dinheiro; pois é, chegamos ao nosso tema. Objetivando tentar evitar essas situações minhas considerações e recomendações são as seguintes:
- WhatsApp é para recado, ou seja, para mensagens curtas;
- Tenha certeza de que o recado que você está escrevendo está indo para a pessoa certa;
- Leia o que escreveu! A mensagem pode ter ficado diferente do que você queria, por conta das correções automáticas;
- Se o recado for comprido, ou complexo, não escreva: grave mensagem de voz;
- Ouça a mensagem para revisar se falou tudo, e se não cometeu nenhum engano;
- Corrija ou complete o que acabou de dizer, se for necessário;
- Só faça discussões neutras pelo aplicativo. Se o tema ficar tenso pare e telefone;
- É pouco provável que uma discussão pelo aplicativo termine bem, porque cada um pode escolher como interpretar o que está escrito;
- A menos que alguém grave, palavras voam; mas tudo que estiver escrito permanece;
- Tudo o que está escrito pode ser mostrado a outros, diferentemente das palavras (não gravadas);
- E a lista continua…
Pelo andar da carruagem tenho certeza de que este tema ainda vai dar muito o que falar…
Abraço
Valter Celio
Nenhum Comentário